Sobre o TEDx Piraí

Inteligência artificial ou real?

No mapa do estado do Rio de Janeiro, o município de Piraí é só um pontinho,próximo ao rio de mesmo nome, localizado na região do Vale do Paraíba, no Sul Fluminense. Na origem, em Tupi Guarani, Piraí significa “rio dos peixes”. Coincidência ou não, há 10 anos, com o projeto Piraí Digital, o município se tornou o primeiro do Brasil a oferecer internet pública em banda larga, o que colocou o tal pontinho no mapa das sete cidades digitais mais inteligentes do mundo, em 2005. Ou seja: caiu na rede, ainda que virtual, é peixe.

O TEDxPiraí celebra o resultado após uma década de investimento estratégico em acessibilidade para democratizar a cultura de internet: o surgimento de nova mentalidade digital na comunidade. A interconexão das dimensões artificial, humana e coletiva – o que, por sinal, define uma cidade inteligente – começou com um pequeno passo: a inclusão digital em todos os níveis – do cidadão à gestão pública. A partir daí, foram dados muitos saltos (sem fio!) causando verdadeiras transformações para a comunidade, seja na gestão pública, no sistema de saúde ou em toda a rede de educação, visto que Piraí se tornou a primeira cidade do mundo a ter um computador para cada estudante das 21 escolas públicas locais.

Entendendo, na prática, que conhecimento compartilhado é conhecimento multiplicado e que a informação é um direito de todos, o objetivo do TEDxPiraí é espalhar boas ideias para inspirar muitas outras comunidades a realizar o mesmo. Sabe aquela tão sonhada liberdade de um mundo sem barreiras e fronteiras, com novas relações econômicas, sociais e ambientais? Pois é, isso também precisa ser sustentável. Em vez de pedir o peixe, é preciso (re)aprender a pescar todos os dias. #ficaadica